Actividade Física e a Produtividade

Actividade Física e a Produtividade

Vários são os estudos que inumeram os benefícios da atividade física na população em geral, no entanto, estas vantagens podem ser transportadas para o mundo empresarial e para a produtividade das empresas.

O instituto “Body Brain Performance” lançou recentemente dados relacionados com a atividade física em ginásios. Num programa de treino de 3x por semana em ginásio a produtividade aumentou em 50%, os funcionários da empresa passaram a relacionar- se melhor, estiveram menos dias ausentes por doença e sentiram-se com mais energia e atenção durante o dia.

Outro estudo feito em 2017 numa Universidade dos Estados Unidos demonstrou os benefícios da actividade física nos funcionários de uma empresa os quais melhoraram a sua capacidade cognitiva, atenção e relataram menos cansaço.

Outros estudos realizados na Europa relacionaram a alteração de hábitos de vida dos funcionários de uma empresa quando iniciaram um programa de exercício físico. Melhoraram a alimentação, a qualidade de sono o que resultou em menos cansaço geral, melhor disposição para lidar com conflitos e uma melhoria da sua saúde que consequentemente diminuiu as ausências por baixa médica.

Outro estudo realizado durante um ano concluiu que os seu funcionários diminuíram a incidência de dores de cabeça, dores de pescoço, ombros e costas. Os benefícios do início do programa foram mantidos durante os 12 meses do programa e foram diminuindo após cessarem o estudo o que demonstra uma relação direta na proveniência dos benefícios obtidos. Além dos fatores físicos foram evidenciados os benefícios de satisfação e positivismo acerca do futuro tornando os funcionários mais positivos relativamente ao presente.

Não são apenas as alterações físicas e metabólicas que melhoram com um programa de atividade física, as alterações hormonais responsáveis pela satisfação, prazer e positivismo associado a uma maior resistência física permitem que os funcionários destas empresas sejam mais capazes e mais produtivos.

É vulgar ouvir dizer “estou muito cansado para ir ao ginásio”, mas é essa ida ao ginásio que te vai tornar mais resistente, dormir melhor e associar outros hábitos de vida saudáveis como melhorar a alimentação.

Mude a sua empresa, mude-se a si e considere iniciar um programa de atividade física com os seus colegas de trabalho.

 

Pedro Quadrado – Personal Trainer  do Urbanfit Maia

treinarDia mundial do rim