No dia 3 de maio comemora-se o Dia Internacional do Sol

No dia 3 de maio comemora-se o Dia Internacional do Sol.

O Sol é a principal fonte de vida, sendo que a luz e o calor transmitidos são fundamentais para a existência de vida na Terra.

Adorado por muitos e por outros nem tanto, o Sol é responsável pelas estações do ano e pela tonalidade da pele. A pele é o maior órgão do nosso corpo, tem funções de revestimento, termorregulação, formação de vitamina D, proteção contra agentes externos, daí a exposição às radiações solares deve ser moderada
para evitar efeitos negativos como as queimaduras solares. Todo o cuidado é pouco e além de ser essencial a colocação do protetor solar, deve-se ter cuidados com a alimentação. Veja:

A vitamina C tem efeito antioxidante atenuando os efeitos das radiações solares da pele. A longo prazo permite que a pele não envelheça tanto. Está presenta na laranja, mas também no kiwi e em produtos hortícolas, como a batata e a salsa.

O ómega 3 confere proteção ao excesso de exposição solar e ajuda a pele a resistir à respetiva agressão. Está presente em peixes como o atum, cavala, sardinha, arenque, salmão, robalo, entre outros.
Os frutos oleaginosos (noz, amêndoa, avelã, caju, amendoim) são também ricos em ómega 3 e por isso são uma ótima opção desde que a quantidade seja moderada. Não se esqueça é a “dose que faz o veneno”!

Os alimentos coloridos apesar de não conferirem proteção, dão cor à pele. Os carotenos são responsáveis por tingirem a pele e encontram-se em alimentos avermelhados, amarelo-alaranjados e também naqueles com folha verde. Tem-se como exemplos, abacaxi, brócolos, meloa, cenoura.

A Água é fulcral e em dias de maior calor a pele pede por hidratação. A solução passa por beber com frequência muitos líquidos ou alimentos que tenham na sua composição uma percentagem de água bastante elevada como, como a melancia, melão, pêra, laranja morango, cenoura, tomate por exemplo.

Assim faça opções inteligentes e saudáveis, sempre respeitando a roda dos alimentos e as proporções ideais!

 

Nutricionista Inês Albuquerque (3378N) – Urbanfit Ermesinde

celulitedieta