6 de Maio – Dia Internacional sem Dieta

Existe mesmo o dia internacional sem dieta? E será que faz sentido? Ora vejamos.

A promoção de uma alimentação saudável e equilibrada é, sem dúvida, fundamental para  melhorar as hipóteses de sobrevivência, ajudar a proteger contra determinadas patologias,  fornecer mais energia e até controlar o peso. Mas será que é necessário levar isso tão à risca?

Ao longo dos anos temos verificado um grande poder, por parte dos meios de comunicação,  no padrão de beleza. Nos dias de hoje os meios de comunicação conseguem impôr uma  realidade, influenciando a opinião e as atitudes da maioria dos espectadores. Realidade essa,  que nem sempre é a mais correta.

Diante disso, conseguimos averiguar que uma grande percentagem da nossa sociedade,  nomeadamente mulheres, têm uma atitude negativa perante a alimentação. Em determinadas  alturas do ano não apresentam preocupação na qualidade e quantidade dos alimentos que  consomem. Por outro lado, em determinadas circunstâncias, começa a existir uma  preocupação demasiado extremista em relação ao peso e à alimentação. É aqui que  começamos a falar das dietas: dietas com restrição alimentar, dietas que são apenas  direcionadas ao peso e não à saúde, dietas que não são personalizadas, dietas que são demasiado rígidas, dietas que não respeitam nem valorizam os gostos pessoais, dietas estas  que podem sim, promover distúrbios alimentares.

Efetivamente ter um estilo de vida saudável inclui, sim, encontrar o equilíbrio. Devemos ter  sempre em consideração o nosso estado de saúde atual mas agir sempre, de forma ponderada e não extremista. A reeducação alimentar é sempre a melhor forma de começar a mudar  hábitos e melhorar a saúde. Dietas demasiado restritivas ou demasiado exigentes não vão promover a mudança no comportamento e vão sim ser quebradas a longo prazo.

Então agora respondendo à questão inicial. “Existe mesmo o dia internacional sem dieta? E  será que faz sentido?”. Parece que sim.

O Dia Internacional sem Dieta não serve para usar esse dia como escape da sua rotina diária  mas sim para alertar a sociedade de que é importante haver equilíbrio e que devemos ter atenção aos perigos que existem quando por vezes queremos praticar dietas muito rigorosas.

Hoje, fuja à rotina! Aproveite uma refeição deste dia para deixar as calorias de lado e coma algo que lhe satisfaça.

Pense que o aspeto físico é importante, contudo, o nosso estado emocional é mais importante ainda.

Nutricionista Daniela Sofia Fernandes (3185N) – Urbanfit Gaia

Dia Internacional do Sol.