Dia Mundial Contra o Cancro – 4 de Fevereiro

Dia 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial Contra o Cancro, a Organização  Mundial da Saúde (OMS) alia-se à União Internacional contra o Cancro (UICC), a  fim de desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre fatos reais da doença com o lema “Nós podemos, eu posso” que pretende explorar como se pode agir, individual e coletivamente, na luta contra o cancro.

Nos últimos anos temos assistido, à semelhança do que se passa no resto da Europa, a um aumento regular da incidência do Cancro em Portugal. Os dados mais  recentes sobre o cancro em Portugal referem-se a 2016 e revelam que esta doença foi a causa de morte de 27.900 doentes, mais três por cento do que no ano anterior.

A modificação dos estilos de vida é fundamental na redução da incidência de Cancro.

Um terço dos tipos de cancro mais comuns podem ser prevenidos através da redução do consumo de álcool, prática de uma alimentação saudável e de exercício físico e da cessação tabágica.

Para ter uma alimentação protetora pode adotar as seguintes medidas:

– Optar por cereais integrais;

– Consumir diariamente leguminosas (feijão, grão, lentilhas, ervilhas, favas…),  hortícolas e frutas;

– Limitar o consumo de alimentos ricos em calorias (com teores elevados de açúcar e gordura) e evitar bebidas açucaradas;

– Evitar carnes processadas (enchidos, carne de fumeiro, chouriços, salsichas, carne enlatada…), controlar o consumo de carnes vermelhas e de alimentos ricos em sal.

– Se consumir álcool, limite o seu consumo.

– Tome medidas para ter um peso saudável.

– Mantenha-se fisicamente ativo no dia-a-dia

– Rejeitar carnes carbonizadas na grelha, chapa ou churrasco.

– Substituir, ocasionalmente a carne por refeições com fontes de proteína vegetal,  como o feijão, as lentilhas ou o grão.

Nutricionista Joana R Oliveira (3556N)

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